Renovação CNH pela internet sobe 89% no Estado de São Paulo
Reprodução: ACidade ON
Renovação CNH pela internet sobe 89% no Estado de São Paulo


O DetranSP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), informou que em 2021 houve um aumento de 89% na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por meios digitais do departamento e do Poupatempo. No ano passado, 2.071.216 motoristas renovaram o documento online. Já em 2020, 808.45 renovaram de forma digital.

Como renovar

Para quem deseja renovar o documento, o pedido de renovação pode ser feito de forma online, pelo portal do Detran.SP , Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital.

O Detran.SP disponibiliza a versão física da CNH, o recebimento é via Correios e ocorre após a emissão da versão digital. A validade de ambas é a mesma. Para regularizar a CNH, é preciso que o motorista não tenha nenhum tipo de bloqueio no prontuário.

Os dados divulgados pelo DetranSP indicaram que em 2021 houve um aumento de 80% na regularização da CNH, tanto de forma digital quanto presencial. No ano passado, 3.6 milhões de motoristas renovaram o documento, já em 2020, 2 milhões.

Aumento no licenciamento

O licenciamento veicular por meio das ferramentas digitais teve um aumento de 52%. Em 2021, 15 milhões de motoristas optaram pelo serviço digital. Já em 2020, quase 10 milhões de motoristas renovaram digitalmente.

Para quem deseja licenciar o veículo em 2022, o serviço já pode ser feito de forma antecipada. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa. O serviço é oferecido pelo Detran. SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que pode ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa.

Como licenciar

Para licenciamento do veículo, os motoristas podem fazer de forma digital e é preciso informar o número do Renovan e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo , Detran.SP e Senatran , além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito. O motorista pode imprimir o documento em papel sulfite comum.



"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!