
Após a baixa de mais uma livraria em Ribeirão Preto, confirmada pela rede Paraler na última segunda-feira (30), a cidade tem lidado com poucas opções de comércios relacionados ao setor e cada vez menos unidades de "megastore". Ao todo, são oito em pleno funcionamento.
Um levantamento preliminar feito pelo ACidade ON
, no início da tarde desta terça-feira (1º), mostra que apenas os shoppings centers mas não todos contam atualmente com bibliotecas para vendas, dessas em que os acervos de livros são extensos e variados para todos.
No RibeirãoShopping, por exemplo, a única franquia da livraria Travessa encontra-se no piso Terra Vermelha, mas, o empreendimento já perdeu um espaço de leitura em 2018.
A Fnac manteve as portas abertas no local por nove anos e encerrou as atividades há dois por conta do "movimento natural do varejo, de abertura e fechamento de lojas".
LEIA MAIS
Após 9 anos, Fnac fecha as portas em Ribeirão Preto
Livraria Saraiva fecha as portas no Shopping Santa Úrsula
Já desmontada, Paraler de Ribeirão faz bazar de livros por R$ 10
Amanhã, segunda-feira, a Livraria Paraler fechará suas portas
Já o Novo Shopping, localizado na zona Leste do município, tem o único exemplar da livraria Saraiva em pleno vapor e com opções para todos os públicos conteúdos relacionadas, também, a games e educação infantil. A outra unidade ficava no Shopping Santa Úrsula, porém, foi fechada em no ano passado.
O centro de compras da região Central, inclusive, é o único sem um comércio de livros aberto.
Por fim, a última megastore de Ribeirão Preto fica no Shopping Iguatemi. É a livraria Cultura.
Comércios de rua
Ainda com base no levantamento feito pela reportagem, outras cinco livrarias estão abertas ao público e podem ser consideradas "comércio de rua". As localizações você confere abaixo.
A livraria Disal, especializada principalmente em publicações relacionadas a idiomas, recebe mensalmente novidades de todos os gêneros e fica na avenida Antônio Diederichsen. Os interessados podem visitar a loja das 9h às 18h.
Já nas proximidades do Fórum Municipal, a Mizuno atende não apenas àqueles que precisam atualizar questões jurídicas, mas também os amantes de best-sellers, livros infantis e etc o mesmo na Livro & Cia, tradicional na rua Amazonas.
Na parte setorizada das livrarias, a Paulus, voltada para edições católicas, pedagógicas e de psicologia, e a Book Toy, criada para atender a área de educação, fonoaudiologia e conteúdos pedagógicos, também passaram a ter livros diversos. Elas ficam nas ruas São Sebastião e Piracicaba, respectivamente.