Extra de Ribeirão fecha as portas e futuro da loja ainda é incerto
Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou no ano passado o fim da bandeira Extra Hiper e parte das unidades será repassada ao grupo Assaí numa transação de R$ 5,2 bilhões
A loja do Extra em Ribeirão Preto, localizada na avenida Presidente Vargas, na zona Sul da cidade, fechou as portas por definitivo. O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou o fim da bandeira de hipermercados em outubro do ano passado
Após comunicar a decisão ao mercado, a unidade de Ribeirão continuou aberta e entrou em queima de estoque dos produtos que durou até o último fim de semana, de acordo com informações da população no entorno.
O GPA vendeu parte das lojas ao Assaí, atacarejo do grupo francês Casino, que também é controlador do GPA. O valor total da transação foi de R$ 5,2 bilhões.
Segundo informações, de 103 lojas em todo o Brasil da bandeira Extra Hiper, a expectativa é de que 71 sejam repassadas ao Assaí. As outras unidades serão fechadas, ou serão transformadas em Pão de Açucar ou Mercado Extra.
Destino da loja em Ribeirão
O Assaí já conta com duas lojas em Ribeirão Preto e está construindo a terceira, todas as unidades ficam na zona Leste. A possível quarta loja, a primeira da zona Sul, contudo ainda é uma incógnita.
Em nota, a assessoria do Assaí informou que esta informação será divulgada em breve ao mercado, mas que por enquanto não pode se manifestar sobre quais lojas serão incorporadas ao grupo. A estimativa é de que o que o fechamento completo da transação ocorra até o fim do primeiro trimestre de 2022.
Empregos
Sobre os colaboradores, o grupo explica que existe o direcionamento para o reaproveitamento interno nas unidades dos negócios envolvidos na transação, o que inclui a priorização da contratação dos funcionários do Extra Hiper nas novas unidades do Assaí.
"O GPA está conduzindo um processo de mapeamento de 100% dos colaboradores dessas unidades para entender o interesse individual e, desta forma, direcionar os esforços para que a transição seja feita de maneira humanizada", complementa.
Disse também que pelo perfil da operação, a expectativa é de que a loja Assaí gere até o dobro de empregos do que um Extra Hiper - portanto, o movimento de conversão gerará ainda novos postos de trabalho nas cidades contempladas.
"